Diferenciação...
Diferenciação...
Provoco de forma informal com amigos executivos de vários segmentos ou interação com Mentorados este tema como um Desafio dinâmico em qualquer objetivo.
Planejamento de médio/longo prazos, Kick-off Meeting, Convenção de Vendas este elemento é colocado em “Primeira Pessoa”.
Digo que o Mindset estratégico para qualquer uma destas frentes é ir além dos KPI's ou que origina eles, a depender do ponto de vista experiencial de cada profissional.
Diferenciação seja na própria gestão, gerenciamento de projetos, direcionamento de equipes, construção de parcerias de longo prazo ou desenvolvimento de novos negócios é algo bastante argumentado dentro do cenário corporativo.
Caso não seja uma prática no ambiente que atua é necessário inclui-la o mais rápido possível nestas discussões.
ATENÇÂO!!! Buscar diferenciação poderá gerar críticas, Off Course.
Colocar maior ritmo em mudanças, descontinuar produtos, redirecionar investimentos (humanos, materiais, recursos), acrescentar processos...
Os Desafios são consideráveis, e os impactos idem.
Há alguns anos atuando paralelamente as minhas responsabilidades dentro de uma multinacional fui convidado a participar do mesmo Grupo no comitê nacional representando área comercial Consumer no planejamento, e como auditor na implementação, no projeto PEX (Plano de Excelência).
Conjuntamente com diversos setores da empresa/Holding (marketing, trade marketing, suporte comercial, financeiro, RH, Compras...).
Projeto "PEX" consiste em difundir a cultura de melhoria contínua, boas práticas e principalmente o comprometimento com os resultados.
Promovendo interatividade, evolução, e colaboração.
Há aproximadamente 16 anos neste projeto percebi com maior profundidade algo que continua atual, A Importância no diferencial da atuação interdisciplinar buscando construir um processo estruturado, os “Porquês”, e certamente a importância de segui-lo.
Por sí estes fatores são grandes exemplos de Diferencial no mundo corporativo, porém acredito de forma complementar imprescindível que a diferenciação possuí uma aparência óbvia que pode ser traduzida no somatório das nossas experiências, forma de buscar soluções e se relacionar com seu ecossistema.
Autoconhecimento dita esta Bússola.
Keep Walking!!!