"Líder ou Liderança"
"Líder ou Liderança"
Abordo este tema direcionado a um ambiente que considera o indivíduo como Referência.
Seja em uma corporação ou relacionamento social.
Antes de avançar tomo liberdade com minha visão particular em tentar "sintetizar" a diferença entre Líder e Liderança...
Líder, é o que está no comando. Possuindo competências na comunicação, técnicas, estratégias, dentre outras.
Além certamente do Ser Ético.
Liderança, é a Arte de comandar pessoas. Atraindo seguidores, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
Porém ser líder talvez não signifique estar na liderança.
Elementar ou redundante acredito na prática algo amplamente discutido em palestras, MBA's, cursos de gestão e motivação o conceito de Liderança é ser "O Exemplo".
Atualmente as Lideranças que mais encontro socialmente ou profissionalmente são as Democráticas (pessoas entendem que é responsabilidade de todos para atingir objetivo), e Autocráticas (decisões centralizadas).
Antes de assumir a primeira posição de gestão em minha carreira profissional há vários pratiquei/pratico o tipo que acredito ser atemporal e cada vez mais realista ao cenário Global...
Aplicar o Pensar não somente nos negócios, mas essencialmente nas Pessoas.
Minha sugestão, não importa o formato de gestão que possui, além das competências técnicas que necessita para decisões do dia-a-dia, Seja Você.
Um ótimo caminho é respeitar opiniões, críticas, divergências. E essencialmente genuína preocupação com as Pessoas.
Não é Mantra, "frase motivacional" ou algo do tipo.
Acredito que para tornar o ambiente corporativo que é habitualmente carregado de grandes cobranças e responsabilidades em um lugar de fato produtivo devemos não apenas focar em "Recursos", mas tornando "Humanos" como um indicador qualitativo mental relevante fora da esfera direcionada nas várias competências do RH de uma empresa.
Algo que deve ser buscado diariamente em uma conversa informal, reunião, apresentação, negociação, entrevista, contratação.
Não importa o atual status da sua Gestão ou da cultura no Grupo que esteja: Difícil, complexa, objetiva, engessada, exemplar, conflitante, ouvinte, míope...
Conjugar o "Ser Humano" em primeira pessoa de fato é Essencial.
Não digo que seja fácil, digo que é necessário no mínimo refletir.
Um ótimo começo é Ser Você O Gestor que Busca.
Desejo boas decisões!
Semana Produtiva, e Positiva para todos!!!
GoodVibes Namaste CarpeDiem